A morte do artista

O Ministério da Educação pretende concluir o processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente sem alterações de maior relativamente às reivindicações dos professores, ou seja, sem alterações de base, quanto ao que realmente se questiona no processo de avaliação, entre outros.

Acredito, sinceramente, que a teimosia e o orgulho tenham as suas vantagens, em casos particulares. Neste caso, será a morte do artista.

Sócrates ainda não percebeu, o que é grave para um político, aquilo que em ciência histórica é quase uma lei: a evolução faz-se mediante recuos e avanços. Um passo atrás não significa necessariamente uma derrota. Pode querer apenas dizer que naquele momento, e daquela maneira, determinada ideia não é possível.

Nós, as mulheres, que viemos de longe, tivemos de recuar muitas vezes, ao longo do nosso processo de emancipação, autonomia e atribuição de direitos para chegar ao patamar no qual nos encontramos. E chegámos cá.

Ter feito cavalo de batalha do processo de avaliação dos professores, mantendo-se cego e surdo a toda a lógica, foi um erro que pagará caro. Paciência: há quem diga que se aprende, errando.

Imagem emprestada de We Have Kaos in the Garden

Mensagens populares