O BMW é pior para o colesterol

A canalização é que está a dar. A crise pode chegar à hotelaria, ao negócio de chapéus de senhora para casamentos, mas à canalização, nunca.
O Sr. Belmiro, canalizador, que mora aqui mesmo por baixo, comprou um BMW do comprimento de uma limusina, todo preto, e com vidros escurecidos, como os da estrelas de cinema na América. Um carro a sério. Carro para presidente de um país onde reine a fraude, dos que dão mesmo nas vistas, e é para isso que existem.
Fica é muito mal estacionado aqui à porta, ao lado nos nossos Seat, Fiat e Ford. Destoa. Isto não é bairro para BMWs, e não sei como é que tudo se irá passar daqui para a frente: ou remodelamos os prédios, pintura exterior e arquitectura paisagista envolvente, ou o senhor Belmiro terá de mudar para zona aparentemente mais nobre. O sr. Belmiro comprou um BMW de gente grande, mas isto continua o mesmo subúrbio de sempre. Quinta do Ciganinho, é como isto se chama. Um BMW na Quinta do Ciganinho! Há quem lhe chame Bairro do Lilaparque, mas toda a gente sabe que o Bairro do Lilaparque é o nome chique da Quinta do Ciganinho.
E nem é o mais grave. O pior é que o senhor Belmiro sofre de hipertensão, colesterol, ureia, trigliceridos, tudo com valores altos, mais a angina de peito, já teve uns ameaços de coágulos nas artérias, a respiração desenvolve-se, ruidosa, pelas vias pulmonares da amargura, e o homem, desde que comprou o BMW, não tem sossego. Não descansa um minuto em casa. Já não vê a bola nem o telejornal sem preocupação. Enquanto isso, tem o BMW na rua à mercê da aleivosa vontade divina. Que a Dona Machada não regue os gerânios nos dias em que o sr. Belmiro estaciona o BM por debaixo da sua varanda! E que Deus ponha olhos nisto!
De Verão vou mais vezes com as cadelas à rua - umas quatro vezes ao dia, e duas após o sol se pôr; no mesmo horário pós solar, o senhor Belmiro sai para vigiar o carro de hora a hora. Mira-o todo à volta. Passa-lhe a mão pela anca bojuda, como a dar-lhe uma palmada erótica. Sopra para afastar uma folha caída das árvores. Limpa uma sujidade que só ele vê. Verifica, a olho, a pressão dos pneus, garante que não há riscos nem amolgadelas, que os outros veículos estacionaram a uma distância que permita não lhe tocarem na chapa ao abrir uma porta e que os espelhos retrovisores laterais se encontram correctamente posicionados. Creio que isto vai acabar com o resto de coração que ainda sobra ao Sr. Belmiro. É por isso que eu considero que um BMW é pior para colesterol do que o entrecosto frito. Mata mais depressa, mesmo parado no estacionamento, e o pior é que ninguém avisa.

Mensagens populares