A aventura do exame gástrico


Hoje fui fazer uma endoscopia, exame médico particularmente difícil, e avisaram-me que deveria levar companhia - o marido ou qualquer outra pessoa amiga ou da família. Que ia ser sedada, portanto não poderia conduzir, etc.
Apresentei-me à hora. Na recepção, perguntaram-me pelo acompanhante. Informei que tinha ficado "a ler lá em baixo no café". Ah, sendo assim... é que depois não me poderia ir embora sozinha, porque iam sedar-me.
E lá fui. A sedação consistiu em 3 mg de Dormicum endovenosos. Por extenso: três miligramas. A dosagem mais baixa existente no mercado é de 15 mg. Não me chegaram a injectar o correspondente a 1/4 de comprimido. Devo confessar que nos últimos quatro anos tive dias em fui trabalhar bem mais sedada, e fartei-me de produzir.
Claro está que com 3 mg não conseguiram fazer-me exame algum. Correu um bocado mal. Se aquilo não era a polícia tailandesa a tentar extrair-me informação sob tortura, assemelhava-se bastante. Felizmente tenho força e consegui dar uns coices. Ia-lhes partindo a maquinaria toda. Ficaram lá com uma mordidela na sonda gástrica, para recordação, porque quando decidi que havia de sair, a bem ou a mal, não estava a brincar. Foi a mal.
A médica escreveu no relatório, "estômago incompletamente observado por intolerância da doente, pelo que foi suspenso o exame". Foi intolerância, foi. Devo ser caso único, porque o resto dos diagnosticandos têm todos o gorgomilo muito deslassado.
Expulsaram-me do gabinete e sentaram-me numa cadeira à espera que me passasse a sedação dos potentes 3 mg. Aproveitei para pensar o que ia fazer para o jantar. Quando vieram, de novo, perguntar pelo meu acompanhante, repeti que estava lá em baixo no café, porque não lidava bem com situações médicas. Ah, pronto, ok. Mas conseguiria eu descer sozinha pelo elevador e encaminhar-me até ele?! Sim, claro, sem problemas. Iria agarrada ao corrimão, não se preocupassem.
Desci, meti-me no carro, arranquei aliviada, e fui à manicure pintar as unhas de vermelho-licor.

Mensagens populares