Deixem o homem em paz

Estive a ouvir Saramago conversar com o padre Carreira das Neves no programa do Mário Crespo.

[Existirá algum motivo esotérico que justifique o facto de Mário Crespo, referindo-se a Saramago, e dando resposta a uma questão retórica do autor, se entregar a bajulações peçonhentas como "Deus criou o Universo para que pudéssemos tê-lo connosco"?]

Esta polémica continua a alastrar e é duma estupidez sem paralelos. Discutam os perfis dos novos ministros, o aumento pós-eleitoral do desemprego.
Saramago está velho. Treme um pouco. Fala com dificuldade. Lembra-me o meu pai com a trombose a enrolar-lhe palavras na língua.
O seu pensamento não é original nem brilhante. Qualquer pároco de aldeia se exprime com mais lógica, isto para não chegar à eloquência. Escrever um livro deve custar-lhe uma trabalheira, mesmo para quem não faz mais nada. O homem tem quase 90 anos, deve chagar o juízo à Pilar, todos os dias, repetir-lhe as mesmas coisas vinte vezes, e provavelmente é uma trabalheira primeiro que consigam pô-lo apresentável para sair de casa. Não sabem o que é ser velho? Não conhecem velhos? Deixem o homem em paz!


Mensagens populares