Eu tenho qualquer coisa

Lá na minha fábrica, mandaram-nos para uma acção de formação sobre métodos de recuperação de parafusos defeituosos. Como proceder para os endireitar, remediar pequenos ou grandes defeitos e lançá-los de novo no mercado. Aderi entusiasticamente. Detesto desperdício e sou a favor da reciclagem.
O formador propôs-nos um jogo com o objectivo de percebermos como se chega à criação de um estereótipo de parafuso. O que nos leva a categorizar um parafuso como bom ou mau, e como poderão estar erradas tais categorizações. A ideia seria percebermos que um parafuso todo torto pode, com jeito, dar um lindo trabalho de aparafusamento.
Pediu voluntários para o jogo, e eu ofereci-me logo, que sou danada para a brincadeira. Fui a primeira.
O jogo consistia em emitirmos opinião, por escrito, sobre dois assuntos polémicos: casamento de homossexuais e racismo/imigração. Concordar ou discordar de duas afirmações sobre os referidos temas, e justificar a nossa opinião, tudo em 60 segundos ou menos.
O formador recolheu as fichas nas quais os três voluntários se pronunciaram, e leu apenas duas. Aos restantes formandos coube decidir, também por escrito, a quem pertenciam as opiniões expressas em cada ficha. Se ao colega A, B, ou C. Eu era o A. A maioria dos meus colegas achou que a ficha 1, a qual continha as posições mais conservadoras sobre os assuntos em referência, me pertencia.
Ora, a minha ficha foi a que o formador não leu. Fiquei a saber que os meus colegas me consideram conservadora. Incluíram-me nessa categoria. Não sei se não terá sido do colar que levava ontem, mas fiquei um bocado preocupada. Afinal eu não sou aquela que, logo à primeira impressão, parece uma revolucionária de esquerda, uma companheira do Che, mas mais nova?!
Mas o mais interessante da acção foi a parte final, quando o formador, um moreno todo mexido e bem falante, chegou à conclusão que, para ter sido eu a escolhida por todos, naquele contexto, disse ele, muito próximo de mim, "eu tinha qualquer coisa". Não lhe respondi. Sorri só e pensei, tenho, tenho sim, estou cheia de qualquer coisa, mas tu, com essa grossa aliança, nunca poderás descobrir!

Mensagens populares