O dinheiro deles?

Ouvi, há pouco, nas notícias, que entre os clientes do BPN lesados com a conhecida situação de insolvência, se encontram membros do governo angolano, os quais investiram milhares de euros em fundos de retorno absoluto, e nada sabem do seu dinheiro há meses.
Fiquei desolada. Pobres membros do governo angolano! Anda um homem a trabalhar arduamente no desenvolvimento de um país africano, para depois lhe roubarem o que é seu!
E perguntei-me logo: quanto ganhará um membro do governo angolano? E poderão envolver-se em negociatas? Sejamos claros, onde é que vão arranjar milhões de euros para investir tão confortavelmente? Aquilo serão tudo heranças? Cá em Portugal, por exemplo, há muito político que de vez em quando recebe quantias avultadas em heranças dos avós!
Como é óbvio, não estou à espera que as instituições governamentais angolanas tomem a iniciativa de investigar de onde vêm estes dinheiros. É capaz de não lhes dar jeito, e o Orçamento de Estado não suportaria os encargos com uma comissão de inquérito à corrupção, tráfico de influências e outros tráficos. Mas talvez algum dos(as) leitores(as) possa informar-me sobre a existência de um organismo internacional com poder para se imiscuir nos esquemas de um país como Angola, e descobrir como é que numa terra onde tantos comem e dormem no chão, uns poucos investem milhões em bancos manhosos.

Mensagens populares