Brancos negros e negros brancos

Paulo Serôdio, afro-americano


Apanhei uma aluna muito negra explicando à colega que era francesa. Apanhei a colega, igualmente negra, respondendo-lhe, pois, pois, tens mesmo cara disso!
O assunto interessou-me, pelo que interferi. Perguntei à segunda, acha que não existem franceses negros? Respondeu-me que sim, que havia, claro.
E suecos, continuei eu, acha que existem negros suecos?
Também.
E portugueses?
Ah, portugueses, ela tinha a certeza absoluta. Havia muitos. Ela própria era portuguesa e negra.
Seguiu-se a questão para a qual estava a preparar terreno, e brancos, acha que há brancos africanos? Por exemplo, brancos guineenses, acha que há? Olhou para mim, fez uma pausa com cara de quem pensava "esta está-se a passar" e disse, sim, acho que sim.
Sorri-lhe e rematei, ok, ok, era só para saber a sua opinião.
Não foi inocente. Há uns tempos pediram-me que escrevesse sobre um branco moçambicano, radicado nos Estados Unidos, o qual pretende ser considerado afro-americano, uma vez que não se sente europeu, nem português. Contudo, tal desejo causou enorme ofensa entre os negros norte-americanos. [Creio que a esta altura deveria escrever, se estivesse nos Estados Unidos, entre os afro-americanos. Nos EUA não há negros, há afro-americanos. E um branco não pode declarar pertença africana.]
O moçambicano branco que se considera afro-americano teve problemas sérios na universidade onde tirava o seu curso, e foi impedido de se apresentar dessa forma. Processou a Universidade.

Ocorre-me que escritor e Prémio Nobel John Coetzee, nasceu, estudou e viveu na África do Sul até aos 22 anos, altura em que foi trabalhar para Inglaterra, passando depois pelos EUA, e regressando à África do Sul no ano 2000. Actualmente, vive na Austrália. Coetzee é branco. Mais branco do que eu, garanto. Será Coetzee um africano, um afro-australiano ou um anglo-africano? E nos EUA? Será que nos EUA se deverá proclamar anglo-australiano por ser branco?
Estas associações raça/nação parecem-me todas muito redutoras, e uma forma de racismo como outra qualquer. Não creio que a ideia política de negritude tenha algo a ganhar com restrições a uma pertença, seja de que raça for, à africanidade.

Mensagens populares