A "desprovincialização"

Estive com um primo lá de Moçambique. Viu o meu livro. Expliquei-lhe que aquilo não era para ele. Concretamente, não era para a idade dele. Brinquei um bocado para iludir os nervos, o que é que se há-de fazer?
Disse-me que o título do Caderno está errado. Portugal não tinha colónias, mas províncias ultramarinas. Retorqui que, nesse caso, o título deveria ser Caderno de Memórias das Províncias Ultramarinas. Anuiu. Portanto, quando da entrega dos territórios africanos aos movimentos de libertação deu-se a "desprovincialização", não a descolonização. Porque já não havia colónias. E se eu não estiver alerta, limam-me mais meia dúzia de desconfortáveis arestas históricas.
Agora vai ler aquilo. Avisei os filhos: não acreditem em nada do que o vosso pai vos disser sobre o que aqui vão ler, porque nós estávamos todos lá, e vimos todos o mesmo, mas a maior parte não se lembra de nada; até porque escolheu não ver.
Enfrentar a família com esta verdade está a revelar-se uma tarefa complicada. E eu já esperava.

Mensagens populares