Não parece África


Na África do Sul está muito frio; os jornalistas portugueses queixam-se. Temperaturas na ordem dos zero graus, à noite. Julgo que, pela primeira vez na vida, alguns portugueses e europeus tomaram consciência de que África não é um continente uniformemente tórrido. Por curiosidade, acabei de ir consultar a temperatura que a esta hora se regista na cidade do Maputo: 13º. Estão a bater o dente, portanto. Se consultarmos um mapa, observamos que Joanesburgo e Faro ficam praticamente no mesmo paralelo, relativamente ao Equador, embora em latitudes opostas.
Devo dizer que tendo vivido 13 anos em Moçambique, nunca passei tanto calor como em Portugal. Para se apanharem temperaturas como as do Alentejo ou do interior do nosso país, no Verão, é preciso, em Moçambique, viajar para Norte, até Tete, ou coisa assim.
De manhã, em Lourenço Marques, nesta altura, havia sempre uma cortina de névoa baixa atravessada por negros que caminhavam a pé, embrulhados em mantas ou capulanas a caminho do trabalho. Havia um friozinho, sim.
Quando escolhi as fotos para o Caderno havia imagens que considerava lindíssimas e que queria incluir, mas alguém me dizia, estás toda encasacada, isso poderia ter sido tirado na terra da minha mãe. Isso não parece África. E como não parecia África, ficaram de fora. Mas África é um continente muito diverso, como qualquer outro.

Mensagens populares