O sermão

- Vêm todos às aulas extraordinárias a partir de quarta, ouviram?! Vamos fazer exercícios de conhecimento explícito da língua e treinar comentário a texto, perceberam?
- Oh, stora, a gente quer ir para a praia.
- Têm exame daqui a uma semana e querem ir para a praia?! Estão a dizer-me que não são capazes de aproveitar os próximos dias para estudar e dar o vosso melhor, sabendo que a seguir vão ter três meses seguidos de férias para ir todos os dias para a praia, fazer asneira todos os dias? Olhem que três meses é muito tempo para asneirar, meninos. Tenham juizo. Não estraguem a vossa vida que é tão linda.
- Oh, stora, mas isso das aulas extraordinárias é obrigatório?
- Não interessa se é obrigatório. O que interessa é que já têm idade para perceber que vão ser sujeitos a exame, e se vocês precisam destas aulas! Já viram as notas dos alunos da turma G? Viram a diferença nos testes intermédios?
- Por favor, stora, eles trazem bolachas Maria de casa dentro de um tupperware, e metem as mãozinhas lá dentro, muito delicadamente. São uns nerds, stora.
- Cincos, o que eles são é cincos a todas as disciplinas! Vocês, só com muita água benta. E não é só isso, meninos, ninguém é anónimo nesta estrutura. Cada turma, cada aluno está associado a uma professora, e as vossas notas são também as minhas, para todo o efeito, entendem? É assim que as coisas estão, agora.
- Oh, não...
- Não é "oh, não", é "oh, sim". Quero aqui toda a gente para as aulas extraordinárias, já disse, ponto final.
- Oh, stora, por favor... diga lá ao ministério que nós temos uma vida social.

Mensagens populares