Voar

Escreve-me leitor atento, para me corrigir em questões de passarada. Diz-me que os pássaros estão para si como, para mim, os cães. Não será verdade, que tanto eu como a Micas e a Morena adoramos passarinhos, de forma diferente, mas adoramos. Estou sempre a dizer que na próxima vida quero ser uma brasileira mulata bem torneada, a viver em Copacabana, ou, em alternativa, pássaro. Em qualquer destes corpos serei capaz de voar.
Ora, a questão é que a aguarela publicada uns textos abaixo, não representa um tordo dos que são perseguidos pelos caçadores lusitanos. É um passarinho lindo, de facto, mas parece que não é um tordo. Sendo assim, resta-me corrigir, explicar que sempre fui uma menina urbana, e deixar aqui a foto do verdadeiro tordo, que me foi enviada pelo referido leitor.

tordo

Adenda: escreve-me um segundo leitor, ornitólogo de prato, tanto quanto sei, acrescentando "uma achega para o dossiê dos passarinhos: o anterior era um pisco (um pettirosso como, mais sugestivamente, dizem os italianos), mas a aguarelista, acho eu, exagerou no vermelho, estendendo-o até ao fundo da barriga." A Micas continua na sua, "piscos ou tordos, eu que os pisque...."

Mensagens populares