A voz de Deus

- Gostaste das sardinhas?
- Estavam maravilhosas. Ainda não são muito grandes, mas gordinhas e bem assadas... se eu imaginava vir hoje comer sardinhas...
- Onde é que te apetece ir agora?
- Olha, agora vai pôr-me em casa que quero ir ver os casamentos de Santo António. Já casaram de manhã, pelo registo, mas poucos, e de tarde é pela igreja.
- São muitos?
- São.
- Dez, vinte?
- Mais!
- Ena, pá, tanta gente a casar!
- E na igreja é muito lindo, porque vão as noivas todas com os ramos oferecer a Santo António. E à noite, nas marchas, desfilam os casais no final dos bairros.
- Isso é que pior, oh, mãe! Coitados.
- Pois é, que eles já estão cansados. E no dia seguinte vão todos de lua-de-mel para a Madeira. Aquilo vai ser preciso um avião inteiro para os levar. Nunca mais se vão esquecer.
- Para o ano já deve haver casais homossexuais.
- Nos casamentos de Santo António?!
- Sim. Pela lei já podem casar. Como é que lhes vão negar a participação se...
- Nem pensar! O casamento de Santo António é uma coisa religiosa. É o Santo António.
- Está bem que é uma coisa religiosa, e podem usar esse argumento se quiserem casar pela igreja, mas pelo registo não estou a ver como podem recusar, mãe. Não estou mesmo a ver.
(Segundos de silêncio.)
- Este ano não vi lá homens a casar. Só raparigas... quer dizer, raparigas com os noivos.
- Pois, mas para o ano, se calhar...
- Isso ia ser um escândalo... ia toda a gente falar. Era de ir para o jornal. (pausa) Não! Então, tu achas que a câmara vai pagar a esses homens todos para casarem à borla? Isso era um abuso. A câmara não vai nisso. Se querem casar que gastem do bolso deles.

Mensagens populares