A primeira vez custa sempre um bocado

Um amigo referiu-me ao telefone como "uma jovem escritora". Sorri.
Admitamos que aos 47 anos se está vertiginosamente perto dos 50, e mesmo sendo eu uma assumida adepta do discernimento das idades avançadas, quando nos toca pessoalmente não é pacífico. Lembro-me dos meus pais terem 50 anos. Eu tinha 10 e achava-os muito velhos. Tenho quase a idade que os meus pais tiveram quando os achava velhos?!
Hoje dei comigo a mentir duas vezes relativamente à idade. Num caso, pareceu-me correcto ter 44, noutro, 46. Não me custa assumir a idade, mas há contextos do diálogo social, sobretudo aqui no bairro, em que faz muita diferença justificar determinadas loucuras aos 47. Se tivéssemos 27 aceitariam melhor. Mas 27 não tenho, não dá para fingir. Entre os 44 e os 47, não se percebe bem, sendo que a primeira está mais perto dos 40.
Enfim, isto não tem lógica, a não ser para outras mulheres ou homens que, como eu, tenham já mentido na idade. A primeira vez custa sempre um bocado.

Mensagens populares