Isabela e a culinária

Certas pessoas acusam-me de manter hábitos culinários dos anos 50. É mentira, que em minha casa nunca se dividiu uma sardinha por dez, como alega quem passou pelas fomes.
Para além do mais, nos anos 50 ainda não existia. Nasci oito meses antes de Martin Luther King ter proclamado o seu sonho de que um dia os filhos dos escravos e os filhos dos senhores dos escravos se sentariam à mesma mesa. Tempos difíceis, mas tão promissores. Vivi a minha infância nesse tempo bafejado por desejo de mudança, efervescente dela, e do início da realização póstuma do grande desejo do reverendo King.
Isso de a minha cozinha pertencer aos anos 50 trata-se de uma acusação injusta baseada no facto de usar apenas fósforos para acender qualquer lume, e de não possuir um moinho de pimenta moderno. Na verdade, possuo um bastante eficaz, cujo uso demonstrei recentemente: deito grãozinhos da pimenta num paninho, cubro com o outro lado do mesmo, e assento-lhes duas boas marteladas com um dos martelos que o meu pai trouxe de Lourenço Marques, e que herdei. Herdei toda a caixa de ferramentas, e tenho de lhes dar uso. Pode haver moinho mais moderno, mais caro, etc., mas mais eficaz, duvido. O martelo mói mesmo, e bem miúdo. A questão dos fósforos também a resolvo já: são biodegradáveis, e nas cozinhas por onde me movi era o que se usava.
Também alegam que cozinho pratos à antiga, como bacalhau com batatas e couve, peixe assado no forno à antiga, galinha estufada ou assada como no tempo dos avós, e peixe frito com arrozinho de tomate, e que, concluindo, não inovo. Perguntaram-me se tinha em casa lima e paprika. Perguntei, limão e colorau? E por que é que faço sempre o caril da mesma maneira paquistanesa, e não "tipo Thai"? Nas cozinhas por onde andei, desde pequenina até muito tarde, era assim que fazíamos. Além disso, sou filha de uma senhora que nasceu em 1924. Que mal tem continuar a culinária das nossas mãezinhas, se nos damos bem com ela?
Tenho o meu lado conservador, é verdade, e estou a ficar com manias de velha, admito. Mas gosto. 

Mensagens populares