Nunca baixar a crista

Trabalhei numa fábrica cuja patroa me dava na cabeça todos os dias. Defendia ela que eu pensava demais, pelo que me chamava ao gabinete e dizia, "toma lá mais um carolo para ver se baixas a crista", e eu não baixava. A patroa não me conhecia, portanto não podia saber que coisas do mundo têm o poder de me baixar a crista. Carolos, decididamente, não.
Agora, trabalho numa fábrica muito boa e bem situada. Tenho um patrão amigo do trabalhador, e as minhas chefes de secção mostram-se expeditas, simpáticas e informadas. Sabem tudo sobre parafusos e ferramentas, e ajudam-me. Agora, já não levo na cabeça todos os dias, e por isso a minha produtividade aumentou, muito embora o salário venha a descer. Apesar de tudo, fabrico parafusos e porcas que é um ver se te avias, tudo porque o trabalho nos liberta quando o fazemos com gosto - isto, a minha antiga patroa não percebia, para seu grande descrédito.

Mensagens populares