Só para fingir

Lavei e aperaltei a minha casa, tal com ela gosta. Dispus os bibelots como acha que os devo ter, e arrumei tudo à sua vontade; meti-me no carro e fui buscá-la para um magusto dentro de portas.
Temos de agradar aos velhos, primeiro por serem velhos e merecerem mimos, segundo porque têm o poder de conseguir chagar-nos a cabeça como ninguém, quando algo não lhes convém por motivos que nem sempre são óbvios.
Entrou no carro e pediu-me para a ajudar a puxar o cinto de segurança, o que fiz. Não o afivelou. Segurou-o com a mão esquerda, sobre a barriga, e explicou-me, é só para fingir, caso apareça a polícia.
Não lhe disse nada. Pensei só, com os meus botões, que por muitas influências que a minha educação tenha recebido, ser-me-ia impossível não me reconhecer retintamente portuguesa.

Mensagens populares