Ganhar dinheiro com a falta de dinheiro

A crise isto e aquilo, por causa da crise, durante a crise, na crise, da crise, pela crise. Começo a simpatizar com o vocábulo. Como estou em crise há uma carrada de anos, a situação não me atormenta excessivamente. Estou muito bem no meu cantinho, atenta mas não obcecada pelo que me rodeia.
Um dos fenómenos da crise é o aparecimento de projetos para obter lucro com a falta de dinheiro. Venda o seu ouro aqui. No Fórum Almada abriu um quiosque deste tipo, e algures pela Margem Sul pululam lojas vocacionadas para o negócio do ouro, que mal se encontravam no tempo em que o valia alguma coisa. Acho muito bem que as pessoas se desfaçam de valores tão subjetivos, mas encher a barriga a oportunistas nunca me agradou.
Outro tipo de oportunistas, e nenhum melhor que outro: bancos. Fórmulas de depósito leve, para entregas menores, desde que frequentes, porque se os portugueses vão começar a poupar convém cativar as suas parcas economias.
Outro sistema curioso, "agora que lhe extorquimos todo o dinheiro através do crédito imediato, ajudamo-lo a gerir as suas dívidas".
De onde vem esta gente, pergunto-me. A que esquema se dedicavam no tempo da abundância?
Eu, que nunca tive jeito para ganhar dinheiro, espanto-me com tanta capacidade de adaptação e improvisão mercantil.

Mensagens populares