Para que serve a psicanálise

Na primeira sessão perguntou-me, quer sentar-se no sofá ou deitar-se no divã? Respondi-lhe que me convinha o divã. O meu corpo não cabia no estreito sofá. No dia em que couber, estarei pronta a largar a terapia, disse-lhe. Mas larguei-a numa altura em que ainda mal cabia.

Ansiei por me deitar no divã negro durante quatro anos e meio. Nunca fui uma analisada das que se calam. Chegava e disparava com violência e precisão, ininterruptamente. Era a guerra.

Recordo a textura do teto falso. Era branco. Não me lembro muito bem da decoração da sala. Recordo que as lágrimas me escorriam pelas têmporas e me empapavam o cabelo por cima das orelhas. Recordo que me engasgava de choro, que perdia o ar. Caramba, o que chorei!

Um tratamento de psicanálise é trabalho para uma vida inteira. Poderemos largá-lo a a meio, mas a psicanálise continuará com qualquer gato pingado que apanhemos à frente. Ela força o caminho. Continuamos a querer dizer, dizer, pensar, encontrar razões. Passei a ter necessidade de contar todos os meus sonhos, de os recordar e pensar.

A psicanálise soltou-me a língua. Abriu-se o cofre e perdi a vergonha. Não há assuntos tabu. Diz-se a verdade. Estamos a pagar para que seja possível dizer a verdade, compreender a verdade.

Apetece-me rir quando penso nas palavras que fui e sou capaz de dizer aos outros, nos assuntos que menciono, para mim sempre lindamente enquadrados. Rio-me porque revejo a expressão facial dos meus interlocutores, de olhos parados, verbo bloqueado, mal acreditando no que acabaram de me ouvir dizer. Ela disse mesmo aquilo? E agora o que é que se lhe responde?

Sentia-me investida da missão pessoal de esclarecer, pacificar, explicar-me, pedir perdão, reconstruir todo o percurso de vida sem silêncios, sem ressentimentos. Não deixei de estar centrada em mim, mas percebi que os outros importavam, que não podia viver sem eles, que não valia a pena sujeitar-me a esse sacrifício. As pessoas levam a vida sacrificando-se por questões que não valem o sofrimento nem a negação. Viver com a consciência limpinha é um bem cujo valor excede largamente o das três pirâmides de Gizé no mercado imobiliário.

Numa das primeiras sessões, revelei à terapeuta que gostava de escrever, mas que andava parada. Anunciou-me, como certeza absoluta, que eu voltaria a fazê-lo, e interroguei-me: não sendo ela cartomante, em que se baseava para se dar ao luxo da profecia. E paguei para ver.

Aconteceu que ali se criou uma necessidade de verbalização absoluta. Um vício. Dentro e fora da sessão. Acredito que o maior trabalho realizado em psicanálise é o que se faz fora do gabinete. Contínuo, a todas as horas, obsessivamente, como somos quase todos.
Se isso implicou e implica uma enorme carga de exposição pessoal, cá continuo com a cara descoberta. Sujeita à censura dos outros? Aparentemente, sim, mas garanto que para mim esteve sempre tudo muito bem. Nomear o que não se nomeia, arranhar a pele, escavar a carne não é uma vergonha. Se se aprende algo em terapia é que tudo, um tudo vastíssimo, é passível de reflexão, de questionamento. E o discurso tem de aparecer. É necessário falar ou escrever ou ambos, porque precisamos de nos escutar.
Nunca me senti ridicula, mas livre, e quanto a isto, nada mudou. Não me envergonho de fazer ou dizer aquilo que em consciência me é exigido. Não foi só a língua que se soltou, mas uma mola em grande tensão na consciência. Um enorme alívio

Embora tenha interrompido o tratamento, e me faça falta, continuo fazendo a minha terapia todos os dias, na medida das possibilidades, com os utensílios que adquiri. Há quem lhe chame exposição. Há quem diga que até dói ver-me as entranhas e a seguir pegue às sete no matadouro municipal.

Talvez se pudesse questionar se as entranhas expostas serão todas minhas, factualmente minhas. Não me incomoda expô-las, se for o caso, mas também não faço planos quanto ao esclarecimento da respetiva identidade e natureza. O que é que isso interessa?

Há dois dias escreveu-me uma leitora dizendo não valer a pena perguntar-me como estava, uma vez que me lê todos os dias. Eu não estaria tão certa. Mas claro que isso exigiria aqui uma longa explicação que não sinto ter de prestar.

Mensagens populares