Se a tua consciência te absolve, Jane Eyre

Vivi a maior parte da minha vida submersa pela culpa de não importar para ninguém. Não o sabia com estas palavras, mas era claro que eu nunca fora uma primeira escolha, uma prioridade, uma motivação. Eu estava ali, era isso. Vivia. Tinha sido posta no mundo e disseram-me respira até ao teu último dia, procura oxigénio e respira sozinha. Fi-lo, por esperança, teimosia e orgulho, porque eu não era menos que Jane Eyre, e ela tinha-o conseguido.

Depois chegou o dia em que me foi permitido analisar friamente os factos e compreender que sim, era verdade, tinha vivido submersa pela culpa de não importar para ninguém. Não se pode fazer nada. A vida é a vida. Observei-me inteiramente, sem lenitivos, e consegui arrancar e deitar fora o que dependia do meu controlo: a culpa.

Mensagens populares