Quando atingir a menopausidade...

A doravante designada por Mamã sempre que a avisou que não casasse, porque os homens são uns putanheiros, e em velhos vão para pior; só pensam em meter-nos o pincel na boca. A menina obedeceu.
A Mamã disse-lhe "não tenhas filhos: só dão trabalho, despesas, preocupações e tiram-nos toda a liberdade - e além disso, nesta idade, e com o teu trabalho, já não terias paciência". A menina pensou desobedecer, mas acatou.
A Mamã não gosta de ver a menina com cores claras. Não lhe ficam bem. "Não vistas a blusa creme; engorda-te".
A Mamã considera que as saias não favorecem a menina, e "o que tens andado a pôr na cara? Devias experimentar o creme que uso há mais de 60 anos, o Benamor, que aclara a pele e tira as manchas. E, já agora, penteia-te. Tens o cabelo tão fino que devias usar laca"
A Mamã pensa que a menina ganhava em passar uma pinturazinha, leve, uma base, um pó-de-arroz, um blush. "Antigamente usavas um batonzinho, agora nem isso."
A Mamã acha que a menina usa blusas demasiado decotadas e que se lhe vêem bocados do soutiã e é uma vergonha.
A Mamã pretende saber se a menina lavou o carro, se já entregou o irs, se foi tratar do problema das multas relativas ao automóvel anterior, se pagou o IMI, se a mulher-a-dias tem feito o serviço que lhe cabe, e se tem a casa arrumada e decente para apresentar a quem chegue.
Quando a menina não lhe obedece, a Mamã mostra-se zangada - pior, indignada.
A Mamã tem o poder.
A menina sonha que mais tarde, quando chegar à menopausa, quem sabe, há-de sair de dentro da Mamã e ser livre, completamente livre.

Mensagens populares