A vida a acontecer

O senhor Simões aterrou esta semana vindo de um país do centro da Europa onde contactou jovens escritores promissores que pretende agenciar. Fura-vidas, este homem. 
Esteve ontem a jantar em minha casa. Fui buscar um frango ao Zé das Galinhas, que me trata sempre por menina, e eu sorrio, muito agradada. Também me trata pela filha de fulano de tal, e diz o nome do meu pai morto há 11 anos. Continuo a gostar de ser a quase menopáusica menina-filha-do-meu-pai.
Não me apetecia cozinhar. Era sábado.
Após o jantar, o senhor Simões confidenciou-me que tem tido problemas sentimentais com uma escritora que conheceu na República Checa e dá para os dois lados; que tem sido complicado com a mulher, que no fundo o ideal seria ficar com as duas, mas a checa não está pelos ajustes, que as mulheres não compreendem.
- O senhor tem um destino - respondi-lhe - a sua vida parece-lhe complicada agora, digamos, confusa, mas amanhã pode tudo mudar, a sua mulher conhecer um rapaz novo que entra para o escritório, a checa voltar para a anterior namorada... sabe lá o senhor. Está tudo a mudar, sempre.
E o senhor Simões, alheio à teoria do destino, continuou a contar-me pormenores do relacionamento.
- Mas a Isabela acha que mereço isto da minha mulher? Mas se estivesse no lugar da checa o que fazia a Isabela? 
- Olhe, senhor Simões, nada do que lhe está a acontecer é novo. O senhor tem obrigação de já ter vivido estas coisas. Isto é a vida a acontecer, senhor Simões. Isto é apenas a vida a acontecer.
E, de repente, olhando desconfiado para o conteúdo escuro do copo que eu segurava na mão - era Coca-Cola - pergunta-me, duvidando:
- Mas o que está a menina a beber?

Mensagens populares