Esquecer tudo o que nos ensinaram

 Imagem: Denise Nestor

E se a cultura ocidental estabelecesse que comer cães e gatos estava muito bem, porcos e vacas é que não? Qual a diferença entre uns e outros? Os cães e os gatos merecem mais viver do que porcos e vacas? A resposta é "não sabemos. Estabeleceu-se que era assim e realizamos os atos que aprendemos, sem pensar neles".
Contudo, comer vaca ou porco é exatamente o mesmo que comer cão. As vacas e os porcos sentem exatamente o mesmo que sentiriam os cães e os gatos se vivessem e fossem abatidos nas mesmas condições.
Pertencer à espécie humana tem sido uma travessia  complicada, tumultuosa, incompreensível e incompreendida. Teria sido muito mais fácil nascer porco, ser engordada e abatida. Juro-vos, teria sido uma vida muito melhor. Viver durante um ano na corte dos porcos e ser abatida com  uma faca espetada no coração?! Grande vida, meus amigos! A morte não temo: um instante de perda que resulta em ganho.
A dificuldade advém de ter como muito certa uma lógica da existência que configura toda uma moral e ética de que não se pode abdicar.
Um pombo não ganha salário, não produz trabalho. Perguntam-me, como podes gostar desses bichos nojentos? Nojentos porquê? Porque não abatem porcos para fazer chouriço? Porque cagam em cima dos automóveis e não na sanita? Não compreendo o ódio aos pombos, de acordo com a lógica universal, tal como não compreendo que uma vaca seja mais abatível do que um cão. E não compreendo, porque a lógica não existe. É o mesmo que defender que um homossexual ou um preto carecem de tratamento diferente. Na minha lógica, que é a da dignidade e da justiça, ser homossexual ou preto é tão relevante como distinguir um louro de um moreno. Não tenho um juízo de valor, hoje, como não o tive no passado, e foi assim desde sempre, apesar do que a sociedade ditava. Acreditei no meu juízo, sempre, mesmo quando o ridicularizavam.
Não escutei os ditos da sociedade, mas os da minha intuição.Cheguei à terra totalmente equipada. Sabia tudo o que era preciso saber. O caminho tem sido duro, exatamente porque a maior parte dos humanos pensa saber nada, e confuso, perdido, apoia-se na bengala da tradição. Sabemos tudo. Nenhum de vós é diferente de mim. Estamos todos a caminhar na mesma estrada.


Mensagens populares