Circo

Como amanhã é dia de ganhar o pão, permitam-me hoje falar do circo.
Acabei o dia a ver o jogo final do mundial num restaurante de Cacilhas. Não tinha planeado nada, mas aconteceu ver-me frente ao écrã gigante sem mais para onde olhar. 
Toda a gente sabe que eu não percebo um nabo de futebol, de maneira que olho para o relvado de acordo com o meu entendimento do mundo.
1. O futebol é a luta de gladiadores deste tempo, mas os que se batem em campo, e levam, não comem sangue e areia, só sangue, às vezes, e nesse caso são imediatamente assistidos. São uns gladiadores mais limpinhos, apenas cansados.
2. O futebol é a guerra dos tronos. A bola é a arma disputada, única forma de conquistar território irreal. A posse da bola e o seu uso certeiro, entrando no território do oponente, é poder total. Um jogo de futebol é exercício de poder, e o final, seu usufruto.
3. Os vencedores gozam a glória do poder, mas aprendem pouco nesse momento. A vitória nunca é um momento de aprendizagem, porque ela ficou para trás. É apenas a confirmação. No próximo jogo poderão perder, porque a quem atinge o cume, só resta descer. Cuidado! Os perdedores, desolados, abatidos, aprendem muitíssimo. Fechados na sua deceção, podem chorar, convém que chorem, mas reverão, depois, os passos da derrota com o objetivo da futura vitória. Um perdedor tem o caminho aberto para ganhar - os seus rostos são tão eloquentes de tristeza! - e tenho vontade de os abraçar e consolar, "falta pouco, falta pouco". 

Mensagens populares