Judite e Cristiano


Mandaram-me ver a entrevista da Judite de Sousa ao Cristiano Ronaldo, e obedeci. 
Esta fez isto para se lançar, o outro para se justificar. Somos demasiado lestos nos julgamentos. Devíamos observar melhor os outros, tudo o que neles fala, e escutá-los bem. As pessoas merecem esse esforço.
Vamos ao que vi e ouvi, e começo pela Judite de Sousa. 

Um golpe cortado de alto a baixo. Uma coisa de gente atirada ao fundo do poço, arranhando-se para dele sair. Que batalha se trava ali! Tremia, sim, bastante. Atirava as perguntas com rapidez para conseguir controlar as emoções. Tinha pressa em calar-se. Alguns sorrisos eram trejeitos para se controlar. Não a conheço, mas admirei a sua força e capacidade de luta. 
Quem não ignorou as suas feridas imergindo no trabalho como hipnose não começou ainda a viver. Afirmo-o, porque o lugar onde estamos é de dor, e chega a todos, de uma ou de outra forma. O trabalho tem poder distrativo, mas não salva nem cura. Isso é noutro departamento, mas é preciso coragem, e ela tremia visivelmente, e tem-na. Eu também perdi, mas mesmo assim não me habituei e não queria estar na sua pele, por isso devo admirar a sua coragem.
O Cristiano Ronaldo! O que, levianamente, já escrevi sobre este miúdo! Já lhe chamei de tudo, cá do alto dos meus preconceitos intelectuais, e bem calada deveria ter estado! Fui injusta e devia pedir-lhe desculpas.
O Cristiano é muito cauteloso, muito cerebral. Tem muito apoio e está muito protegido, mas é um direito que lhe assiste. Pareceu-me bom miúdo, bem formado, extraordinariamente disciplinado, qualidade que me falta. Ah, se eu fosse assim disciplinada! Ah, se eu fosse a primeira a chegar ao balneário e a última a sair! Ah, se eu tivesse sempre acreditado em mim como ele em si! Temos muito a aprender com estes putos que dão toques jeitosos na bola, que nem sequer identifico, e falam a língua materna sem respeito pelas concordâncias. A língua materna é uma chatice de complicação! É um miúdo giro. Gostei dele. 
Continua a tratar bem de ti, rapaz! Obrigada pela lição.

http://video.pt.msn.com/watch/video/jornal-das-8-judite-sousa-entrevista-cristiano-ronaldo-parte-i/295q546tp?cpkey=540c966b-fb88-4c6f-a04e-f79892beaf6b%257c%257c%257c%257c

http://video.pt.msn.com/watch/video/jornal-das-8-judite-sousa-entrevista-cristiano-ronaldo-parte-ii/295tmo6rc


Mensagens populares