O fim do mundo é hoje



Muito se irá dizer, nos meios de comunicação, sobre a Grécia, o Syrisa, a Europa, o euro, os PIG’s, o Norte e o Sul, hoje, e nas próximas semanas, e ao correr dos discursos surgirá várias vezes a ideia de perigo e de medo do futuro. 

Os discursos são contagiosos e há que assegurar os incautos.

Os gregos não conhecem o futuro, tal como nós, mas aprenderam uma lição: a União Europeia do grupo fundador pretendeu fazer dos países do Sul, que se juntaram posteriormente, o seu cordeiro de Deus, ideia tão caduca que nem aos animais serve. Não somos cordeiros, não somos gado - crescemos muito, pensamos por nós, temos capacidade, ideias, força criativa, e sabemo-lo, portanto, com ou sem euro, com União Europeia ou sem ela, temos futuro e queremos reconstruir-nos.

Esta é a mensagem que os gregos se preparam para lançar ao mundo, rompendo com as tradicionais forças políticas que até aqui disputaram o poder, e elegendo, para os representar, um partido vindo do desconhecido e sem curriculum ou pergaminhos. Os velhos partidos, conhecem os gregos bem. Já beberam desse cálice e foram mal servidos. Todos nós temos sido.

Como os discursos são contagiosos e os movimentos de massas se propagam, espero que os restantes países do Sul meditem igualmente sobre que futuro querem para si e para os seus filhos, e que reajam. Penso que sim, que vai acontecer. Acredito que as obsoletas questiúnculas entre direita e esquerda serão suplantadas pelo desejo fortíssimo, em cada um de nós, de dar o salto para uma outra realidade na qual tenhamos um nome, não um número. 

Esse novo mundo pode, se quiserem, começar hoje.

Mensagens populares