O meu estudante alemão



Hans é estudante Erasmus e chegou ontem de Berlim com uma pequena mochila já sem cor. Tentarei enfiá-la numa bacia com água quente e lixívia, num dia em que saia cedo para a faculdade, e regresse tarde. Tudo a seu tempo. 
Frequenta o último ano do curso de ciências sociais e políticas da Universidade Humboldt, no qual é um dos melhores alunos, e escolheu Portugal porque não acredita em pig's, mas quer ser um deles. Os seus avós anarquistas viveram em Lisboa imediatamente após o 25 de abril, e Hans escutou histórias sobre o perfume dos cravos, dos limoeiros e da erva primaveril pisada ao sol. Veio salvar-nos e salvar-se. Da Europa. Mas não será fácil. 
Chegou-me através de um amigo de Facebook, íntimo de Yanis Varoufakis no passado, louco por Yanis Varoufakis,  que entretanto tive de bloquear por se ter tornado um stalker de primeira. Hans está na primeira linha do DieM25, colaborando na criação e implantação do movimento. O meu nome chegou-lhe por esta via: o passa palavra da esquerda à esquerda da esquerda. If you wanna go to Portugal, for you project, you have to meet Isabela. Maybe you can stay with her. Tell her you work with Yanis.
Aqui estamos. 
Hans chegou ontem, como expliquei.  Duas horas e meia após ter pisado solo português, o choque cultural começou a prosperar  Censurou-me a ingestão de línguas de gato, uma porcaria nojenta cheia de óleo de palma e de És 331 e 332. Fui apanhá-lo a esconder-me o saco das bolachas  nas estantes de livros do escritório.  Censurou o corpanzil da cadela. Tem de se mexer, de ir correr para a praia. Obesity is a huge health problem in the West.  Acha que não tenho espaço no congelador que lhe permita confecionar a sua sobremesa favorita de sorvete biológico. Tem de ser sorvete, por ser possível preparar sem leite. Os adultos não precisam de o consumir nem devem. Considera que tenho gelo a mais no congelador, o que consome demasiada energia. Censurou-me as horas a que me deito. Falta de disciplina! Por outro lado, vai arranjar-me o autoclismo. Basta comprar as peças,  de qualidade, numa loja especializada. Temos de ser autossuficientes.
Hans pode ser excelente aluno e extraordinário alemão,  mas findas as primeiras 24 horas penso poder afirmar que Yanis Varoufakis só me mandou o seu estagiário porque não tem de viver com ele.

Mensagens populares