A minha primeira gravidez não planeada

A terra ideal para a germinação de sementes não deve ser demasiado pesada, o que pode acontecer com a que compramos em sacos, no supermercado. A este tipo de terra devemos juntar turfa ou outra fibra que a substitua, por exemplo, sama de pinheiro, pinhas e restos de ramos já muito secos, decompondo-se.
Em poucos locais da Margem Sul é permitido trazer do pinhal este tipo de material orgânico, cuja retirada do solo o empobrece. Eu e as meninas fazêmo-lo clandestinamente, e com parcimónia, em locais onde julgamos causar o menor impacto ambiental.
O objetivo é recolher material lenhoso, o qual, misturado com a terra negra, a torne menos densa e a enriqueça pela natural decomposição causada pela humidade da rega.
O mês passado aproveitámos um domingo de chuva e fomos recolher materiais orgânicos destinados à nossa permacultura de varanda.
Levámos sacos e apanhámos sama, pinhas velhas, pequenos ramos em fase de apodrecimento, bem como casca de árvore e alguma areia escura, da que já se misturou com terra. Aproveitámos tudo o que as árvores tinham rejeitado e fizemo-lo da forma mais sustentável possível, porque nós, em nos metendo no que quer que seja, somos sérias.
Chegadas a casa, desfizemos as pinhas, os ramos, partimos a caruma, e misturámo-los com a terra negra, criando um composto orgânico leve e riquíssimo. Um autêntico manjar germinativo que guardámos num velho saco de papel com as dimensões de um saco de batatas de 15-20 quilos.
Hoje, a vida surpreendeu-nos. Algumas das pinhas que desfizemos e misturámos no nosso manjar germinativo continham pinhões. Não sabemos como aconteceu, mas terá entrado luz e humidade em quantidade suficiente para que três pinhões germinassem dentro do saco. Verdinhos muito claros, muito frágeis, ainda protegidos pela casca, mas já agarrados à terra com muita convicção. Temos, assim, três embriões de pinheiro manso a crescer no interior de um útero, na nossa varanda. Não planeámos isto, mas já decidimos que não interromperemos esta gravidez - onde comem três, hão-de comer seis.

Mensagens populares