História sobre cabelos contada às meninas




Quarenta anos após ter deixado de ser uma criança de nove sem qualquer direito a querer, uma boa, obediente filha é interpelada pela mãe sobre a alegada necessidade de se pentear. A menina evitou contrariar a mamã desde sempre, por ser fiel aos mandamentos do Senhor e da Moral, mas trinta e quatro anos após ter deixado de ser uma adolescente de 15, escurecido o seu coração, resolve enfrentar o touro e iniciar, finalmente, um conflito de gerações.
Nesta cena, a mãe impõe a habitual autoridade. A filha está zangada de muitos anos a obedecer e não aceita. Vamos ver como se sai.

- Eu, se fosse a ti, ia pentear-me.
- Já fui.
- Não parece.
- Problema teu.
- Tens o cabelo todo em pé.
- E depois?! Já te disse, acabei de me pentear.
- Mas não vais para a rua com esse cabelo.
- Porquê? Não me deixas? A polícia prende-me?
- Pareces uma maluca.
- (Suspiro da filha) Como é que achas que ando com o cabelo quando não estás perto de mim? Qual é o teu problema com o meu cabelo? O que é que o meu cabelo te interessa?
- Nada. Nada.
A filha sai da sala e volta com um saco na mão.
- Vamos, então?!
- Eu, se fosse a ti, cortava o cabelo muito curtinho. É uma ponta para cada lado. Isso não tem jeito nenhum.

Moral da história: não deixem os vossos conflitos de gerações para a menopausa.

Mensagens populares